Crónica nº 3 "Festas do Colete Encarnado - Vila Franca de Xira"

Crónica da Festa do Colete Encarnado em V.F. Xira

Vila Franca recebeu durante três dias mais umas Festas do Colete
Encarnado. Três dias de festa, cor e toiros que deram vida a esta tradição já de longa data. Podemos assistir a vários eventos desde
os espectáculos de recortadores que contaram com presenças nacionais e estrangeiras, que teve como vencedor Pedro “Kony”.
Nas ruas o aglomerar de pessoas faziam antever mais um aguardado espectáculo: as largadas, onde pequenos e graúdos se juntaram e esperaram longas horas para ver passar não só os toiros como também os mais afoitos aficionados, que no largo perto da praça, fizeram jus à camisola de Vila Franca. Sempre e passaram dando asas à imaginação dos mais pequenos que um dia sonham com tal bravura. Mas nem só de belas passagens e recortes vive a festa brava pelo caminho encontramos alguns acidentes de percurso. Pequenas colhidas (outras não tão pequenas), que pela frisson que causam merecem destaque também neste espaço.

Não podemos deixar de referir o nome daqueles que fizeram desde evento uma realidade. Os parabéns às ganadarias que meteram lá os touros. Não podemos deixar de terminar sem deixar os nossos pêsames à família do jovem Luís “Lolinha”, forcado do Grupo Amadores do Montijo, que no passado dia 5 de Julho nos deixou a todos.

0 Comenta AQUI: